HVFX adquire novo equipamento de alta fidelidade para Pediatria

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) adquiriu recentemente um simulador de alta fidelidade para o Serviço de Pediatria que permite treinar diferentes situações clínicas em bebés e crianças.

De acordo com a diretora do Serviço de Pediatria do HVFX, Florbela Cunha, neste manequim podem simular-se alterações de parâmetros vitais, perceber se o doente está bem ou não, se o bebé está a respirar, se há alteração cardíaca, permite pesquisar pulso, sinais de dificuldade respiratória, entre muitas outras condições clínicas.

Trata-se de um equipamento de alta fidelidade para formação que simula um bebé de um ano, com cerca de dez quilogramas.

“Com este simulador é possível simular um doente verdadeiro”, afirmou o assistente graduado em Pediatria, David Lito, que acrescentou a vantagem “de simular situações quase reais e sem risco para o doente”.

Além deste novo simulador, o Serviço de Pediatria adquiriu também recentemente outros simuladores, com características diferenciadas para formação, nomeadamente, um simulador bebé pré-termo, que representa um bebé de 25 semanas, onde é possível simular uma verdadeira reanimação neonatal e, ainda, manequins parciais, representando bebés de termo, chamados de “cabeças de intubação”.

“Sentimos que o hospital está a investir, não só em tudo o que é preciso para a assistência clínica, mas também para a nossa formação”, destacou David Lito, sublinhando a importância “do investimento de cerca de 70 mil euros nestes equipamentos de última geração e que promovem novas áreas de investigação e diferenciação”.

“Uma mais-valia para a nossa formação, para a nossa atualização. Deram-nos a oportunidade de termos um material maravilhoso, revolucionário, mesmo, que vamos partilhar com outros serviços e até outros hospitais”, salientou Florbela Cunha.