HSOG recebe aprovação internacional da FDA

• 14 setembro 2023, quinta-feira
  • Gestão

O Centro Académico e de Formação (CAF) do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA), autoridade reguladora do medicamento dos Estados Unidos.

Em comunicado, o HSOG salientou que o Centro “tem vindo a fazer um investimento de destaque na melhoria contínua da sua capacidade de desenvolver Investigação Clínica”.

“Ao longo dos últimos quatro anos, o CAF tem obtido um reconhecimento nacional e internacional por força desse constante esforço das equipas de investigação, que se afirmam em vários estudos como os principais contribuintes a nível europeu, tendo sido sempre esta uma das grandes apostas da administração desta instituição, posicionando-se cada vez mais claramente como um hospital universitário”, referiu.

“Em reconhecimento desse trabalho e da renovação da certificação do Centro, a Food and Drug Administration (EUA) decidiu fazer uma auditoria ao trabalho desenvolvido pelo Centro Académico num dos estudos em que a equipa do HSOG havia tido um papel nuclear”, lê-se no comunicado, tendo obtido a classificação final de “’no action indicated’ (NAI), indicando que nenhuma condição ou prática questionável foi encontrada durante a inspeção”.

Paralelamente, o HSOG notou que a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência publica anualmente a informação sobre as instituições hospitalares com mais investimento em atividades de Investigação e Desenvolvimento em Portugal, com base nos resultados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional – IPCTN e que, nos quatro indicadores avaliados, obteve progressos em relação ao ano de 2021, “representando o investimento que é realizado pelo hospital em investigação clínica”.