HSOG entre os 10 que mais investe em Investigação Clínica

• 07 março 2022, segunda-feira

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) está entre os dez melhores do país com mais investimento e produtividade em investigação clínica e vai passar a integrar a rede portuguesa de infraestruturas para a investigação clínica (PtCRIN).

Em comunicado, o HSOG revelou que estes resultados foram publicados pela Direção-Geral da Estatística, Educação e Ciência, tendo por base o Inquérito anual ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, num ranking que inclui os principais hospitais universitários portugueses, instituições públicas e privadas.

O HSOG salientou que, nos últimos três anos, os principais progressos foram nos seguintes campos: top 10 das instituições hospitalares com mais despesa em atividade de investigação e desenvolvimento (I&D); instituições hospitalares com mais despesa em atividade de I&D, na área das ciências da saúde (oitava posição); e instituições hospitalares com mais despesa em atividade de I&D, na área da medicina básica (nona posição).

De acordo com o comunicado, estes resultados refletem a progressão que o HSOG tem verificado na qualificação dos seus profissionais, ainda com mais expressão neste último triénio, e na sua inclusão em atividades académicas que redundam num progressivo aumento de doutorados e mestrandos.

O comunicado acrescenta que, no último triénio, o Centro Académico e de Formação quadruplicou o número de estudos clínicos em desenvolvimento no HSOG e reforçou a sua posição como Hospital Escola, trabalhando com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e com mais 37 instituições de ensino. Também tem uma parceria com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e a PtCRIN para o estabelecimento de um Centro de Excelência em Investigação Clínica.