Hospitalização domiciliária em Leiria avança até final de março

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai abrir a nova Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) até o final do primeiro trimestre de 2020. Serão criadas dez camas de internamento no domicílio, de forma faseada até ao final do ano.

O serviço oferece aos pacientes maior qualidade de vida, permitindo também o envolvimento com a família e no seu ambiente. Os doentes que beneficiarão desta nova unidade deverão cumprir com os critérios de admissão, encontrar-se na fase aguda da doença e a necessitar de um tratamento de elevada complexidade e frequência.

A UHD atenderá pacientes que adiram de forma voluntária e que pertençam aos ACES Pinhal Litoral. Outro dos critérios de admissão será a distância entre a residência e o Hospital de Santo André, que não deverá ultrapassar os 20 quilómetros. A existência de um cuidador, a autonomia do doente na ausência do cuidador e as condições higiénico-sanitárias serão outros fatores a ser avaliados.

Ao longo das 24 horas por dia, sete dias por semana, em que o serviço funcionará, os doentes poderão contar com apoio de enfermagem permanente e uma equipa composta por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, assistente técnico e assistente operacional.

“A hospitalização domiciliária apresenta-se como uma alternativa assistencial consistente ao internamento convencional, capaz de dispensar um conjunto de cuidados de saúde de nível hospitalar em qualidade e quantidade, a doentes no seu domicílio, quando já não carecem da infraestrutura hospitalar mas ainda de cuidados complexos”, lê-se em comunicado.

Os principais motivos da implementação deste novo sistema são a redução da exposição dos doentes a potenciais infeções hospitalares e a libertação dos recursos hospitalares para outros pacientes.

Esta unidade prevê contar com mais cinco camas em 2021, para além das dez anunciadas para este ano. Segundo a ministra da saúde, Marta Temido, existem, neste momento, 25 unidades hospitalares que já têm UHD, dez terão este serviço até o final deste ano e os restantes terão resposta em 2021.