Hospital Lusíadas Lisboa realiza primeira cirurgia robótica

• 25 novembro 2021, quinta-feira

A Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa realizou a primeira cirurgia robótica, técnica que permite maior rapidez, mais precisão, melhor recuperação e menos sequelas para o doente.

“Sendo uma técnica que combina a cirurgia minimamente invasiva tradicional, como a laparoscópica, com a utilização de um dispositivo robotizado, a cirurgia robótica apresenta vantagens a todos os níveis, como uma incisão mais precisa e uma recuperação mais rápida no pós-operatório, no caso dos procedimentos menos invasivos”, explicou, em comunicado, a unidade hospitalar.

De acordo com o comunicado divulgado, a aposta nesta abordagem cirúrgica foi possível através do sistema Da Vinci, a plataforma robótica que permite este tipo de intervenções e que pode ser aplicada em várias áreas, “sendo altamente recomendável para o tratamento do cancro da próstata ou do reto, em cirurgias urológicas ou gastrointestinais”, lê-se no mesmo comunicado.

“Houve uma aposta muito importante na formação e na integração de um conjunto vasto de especialidades, desde a cirurgia torácica, a urológica, a ginecológica ou a cirurgia geral, que inclui a parte colorretal que é frequentemente utilizada”, referiu, citado no comunicado, o coordenador da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa, Nuno Figueiredo.

Com esta técnica cirúrgica, os doentes não só têm uma recuperação mais rápida e com menos dor, como a própria cirurgia, devido ao menor número de incisões, reduz as hipóteses de infeções no pós-operatório, com cicatrizes mais pequenas e menos tempo de internamento, concluiu o hospital.