Hospital de Guimarães aposta na radiologia de intervenção

• 26 março 2024, terça-feira

Fotografia: SNS

A realização de procedimentos de radiologia de intervenção é um dos pontos fortes que a direção do Serviço de Imagiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave está a desenvolver no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, anunciou a entidade em comunicado.

Para a diretora deste Serviço, Ana Salgado, “a implementação de técnicas inovadoras na radiologia de intervenção, com recurso a procedimentos médicos diferenciados e minimamente invasivos e utilizando equipamentos de última geração, representam uma oportunidade de diferenciação clínica”, o que permite um tratamento e acompanhamento personalizado.

De acordo com a ULS do Alto Ave, para o ano de 2024 está previsto, por um lado, ser internalizados procedimentos ainda mais diferenciados, nomeadamente os endovasculares (por exemplo embolização brônquica, hepática e renal, doseamento das veias supra-renais e biópsia hepática transjugular) e, por outro, dar-se-á início a um programa de tratamento de nódulos benignos tiroideos, pela técnica de termoablação percutânea por micro-ondas, passando a ser um dos poucos hospitais públicos a realizar este tratamento.

“Como vantagens desta técnica, alternativa à remoção cirúrgica da tiróide, destaca-se o facto de ser realizado em regime de ambulatório, sem deixar cicatriz e com menos riscos para o doente”, acrescentou a ULS do Alto Ave.