Hospital Distrital de Santarém reforça serviços de urgências

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) está a instalar duas estruturas modulares de apoio à Urgência Geral e à Urgência Pediátrica. O objetivo é otimizar a capacidade de resposta, designadamente nas respetivas áreas dedicadas em termos de urgência e emergência, aos utentes suspeitos ou infetados com Covid-19.

De acordo com comunicado divulgado, “a estrutura modular será uma mais-valia ao nível da gestão do fluxo constante e distanciamento de utentes que acorrem a este serviço, aumentando a capacidade da área de observação e vigilância com um serviço de observação (SO) para dez utentes e duas áreas individualizadas com pressão negativa para cuidados mais diferenciados”.

Relativamente à Urgência Pediátrica, a estrutura modular acolherá a urgência pediátrica “limpa”, reservando a habitual Urgência Pediátrica “para as necessidades de crianças suspeitas ou infetadas com Covid-19”, esclareceu o hospital.

No atual contexto pandémico, estas estruturas modulares, que entrarão em funcionamento no início do mês de fevereiro, “serão um garante da segurança e da qualidade que o HDS imprime em todas as áreas assistenciais, permitindo uma definição clara de circuitos de circulação de utentes e de profissionais”, assegurou ainda a unidade hospitalar.