Hospital de Coimbra implantou o seu primeiro ‘coração artificial’

• 22 dezembro 2021, quarta-feira

O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos (CCTOT) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) implantou recentemente o seu primeiro “coração artificial” – o HeartMate – num homem de 69 anos.

Trata-se de uma nova opção terapêutica para doentes em insuficiência cardíaca terminal e não candidatos a transplantação cardíaca.

O diretor do serviço de CCTOT, David Prieto, explicou que “existem outros dispositivos de assistência cardíaca, mas o HeartMate, sendo portátil e intracorpóreo, permite ao doente ter uma capacidade funcional e autonomia próximo do normal”.

De acordo com o responsável, este dispositivo aspira o sangue do ventrículo esquerdo e injeta-o diretamente na aorta ascendente, o doente apenas tem de recarregar e substituir as baterias que mantêm esta ‘bomba’ a funcionar.

David Prieto referiu que “embora o Serviço de CCTOT seja aquele que tem o maior número de transplantes cardíacos em Portugal, nem sempre a implantação de um coração de um dador é a melhor solução para esta doença tão complexa e debilitante”.

No CHUC são realizados, por ano, cerca de 20 transplantes cardíacos e, enquanto alguns doentes aguardam por um coração compatível, outros poderão agora receber um ‘coração artificial’ e beneficiar desta nova opção terapêutica, adiantou, ainda o diretor do serviço de CCTOT.