Hospital de Braga tem novo raio X portátil e ecógrafo

O Hospital de Braga adquiriu um novo equipamento de raio X portátil e um ecógrafo, num investimento que rondou cerca de 116 mil euros.

O raio X portátil é totalmente digital e permite reforçar o serviço de imagiologia do hospital e melhorar, assim, a resposta de cuidados prestados nesta área.

“Este novo aparelho, que permite a visualização imediata da imagem no próprio equipamento, para além do seu rápido processamento, possui uma dose muito baixa de radiação, sem perda de qualidade e fiabilidade das imagens”, lê-se em comunicado divulgado pela instituição.

A nova aquisição dispõe de um sistema moderno e de fácil utilização, permitindo assim “ganhos em tempo e produtividade”, nomeadamente às áreas de internamento, blocos operatórios e serviço de urgência.

A visualização automática das imagens no próprio equipamento disponibiliza de imediato o resultado em qualquer serviço hospitalar. Em casos urgentes, possibilita a intervenção clínica imediata no doente.

O ecógrafo, que se destina também ao apoio da atividade clínica do hospital, é um meio complementar de diagnóstico utilizado regularmente como, por exemplo, para a monitorização de patologias inflamatórias crónicas.

Segundo o Hospital de Braga, “à semelhança do raio X portátil, este ecógrafo permite a obtenção das imagens em tempo real, com procedimentos guiados por ecografia aumentando assim a precisão e a segurança dos mesmos. É, também, utilizado nos protocolos de consulta com os Agrupamentos de Centros de Saúde”.