Hospital de Braga quer reduzir em 50% quatro tipos de infeções hospitalares

• 30 janeiro 2023, segunda-feira

O Desafio Stop Infeção Hospitalar – Stop Infeção 2.0 é uma iniciativa do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos da Direção-Geral da Saúde (PPCIRA/DGS), em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e com a orientação técnico-científica do Institute for Healthcare Improvement (IHI).

O principal objetivo é a redução em 50 por cento da incidência de quatro tipos de infeções hospitalares, até 2025.

O Hospital de Braga integra esta iniciativa, estando a constituir um grupo de trabalho, o qual será composto por um número alargado de profissionais de saúde de vários serviços, nomeadamente Medicina Intensiva, Medicina Interna, Ortopedia, Cirurgia Geral, Bloco Operatório, referiu a unidade hospitalar em comunicado enviado à redação.

Esta equipa irá utilizar uma metodologia baseada no modelo de melhoria contínua com o objetivo de reduzir para metade as infeções urinárias associadas a cateter vesical, as infeções relacionadas com cateter vascular central, as pneumonias associadas ao tubo endotraqueal e as infeções do local cirúrgico.

O “STOP Infeção 1.0” surgiu em 2015, após Portugal ter sido considerado um dos países com maior incidência de infeções hospitalares, segundo o relatório “Um Futuro para a Saúde” (Fundação Calouste Gulbenkian), e em três anos reduziu em mais de 50 por cento a incidência nas quatro tipologias de infeções hospitalares, nas instituições participantes, incluindo o Hospital de Braga.

“Aproveitando o conhecimento e a experiência resultantes de ter integrado a anterior edição, o Hospital de Braga irá tentar maximizar e expandir os resultados positivos alcançados para, em conjunto com as restantes 21 instituições, atingir este ambicioso objetivo”, referiu ainda a unidade hospitalar.