Hospital de Braga inicia processo de certificação HIMMS

• 07 março 2022, segunda-feira

O Hospital de Braga deu início ao processo de adoção do modelo EMRAM da Health Information and Management Systems Society (HIMSS) com o objetivo de melhorar os resultados em saúde, melhorar a satisfação dos utentes e dos profissionais, bem como garantir a eficiência operacional dos serviços.

Este modelo certifica o compromisso com a excelência hospitalar e consiste em oito níveis, “sendo uma das certificações mais desejadas pelas unidades de saúde em todo o mundo, para dar resposta às crescentes exigências dos pacientes e dos profissionais de saúde”, referiu o hospital em comunicado divulgado.

Numa primeira fase será realizado um diagnóstico que irá determinar em qual dos oito níveis definido pela HIMMS (0 a 7) se encontra o Hospital de Braga. Após o diagnóstico será definido um plano de ação para que o hospital atinja o patamar máximo desta certificação, o nível 7.

De acordo com o diretor de Sistemas de Informação do Hospital de Braga, Manuel Monteiro, esta certificação avaliará todos os processos de registo clínico e sistemas de informação neste hospital.

“Queremos ser um hospital cada vez mais ágil, seguro e desmaterializado, que consegue tirar o melhor partido das tecnologias de informação em prol da segurança e satisfação dos pacientes, bem como do melhoramento dos processos de decisão, sustentados em dados de qualidade”, disse o responsável.

Manuel Monteiro referiu que a nível europeu apenas dez hospitais são certificados no nível máximo pela HIMMS, sendo um destes um hospital português. “Esta realidade acrescenta-nos muita responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, oferece-nos um rumo que queremos, obviamente, seguir e superar. Este será um trabalho conjunto, em equipa, onde todos os profissionais fazem parte do processo”, concluiu.