Hospital de Braga aumenta indicadores de produtividade

O Hospital de Braga realizou, entre janeiro e junho deste ano, 71.330 primeiras consultas, o que representa um crescimento superior a 11 por cento no acesso dos utentes face ao contratualizado para aquele semestre, apesar da pandemia.

Em comunicado, o Hospital de Braga acrescenta que foram também realizadas 187.633 consultas subsequentes, um número superior em mais de 22 por cento ao acordado com a tutela.

No que diz respeito às cirurgias, foram realizadas, no primeiro semestre, quase 22 mil, superando o objetivo em mais de 33 por cento, o que representa 5.499 cirurgias realizadas.

“Durante este mesmo período, apesar dos atendimentos na urgência refletirem ainda a menor procura pelos utentes provocada pelo contexto de pandemia, a afluência dos meses de maio e junho já se encontra muito semelhante aos níveis pré-pandemia”, referiu ainda o hospital.

Os doentes saídos em regime de internamento corresponderam a uma taxa de crescimento total de dois por cento, sendo que as sessões de hospital de dia correspondem aos níveis de produção face ao contratualizado.

“Estes números são o resultado do plano de recuperação da atividade iniciado no ano passado”, explica no comunicado o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira.

Este plano de recuperação possibilitou, também, a redução de listas de espera em diferentes especialidades. Em janeiro de 2020, o Hospital de Braga tinha uma lista de espera de inscritos para cirurgia de cerca de 19 mil doentes, um número que em julho de 2021 já tinha baixado para cerca de 12 mil.