Hospital de Barcelos atinge maior investimento da última década

O Hospital Santa Maria Maior (HSMM), em Barcelos, encontra-se a desenvolver uma série de investimentos e projetos com vista à melhoria de condições para os utentes, dentro de um modelo de maior proximidade e de melhoria dos cuidados de saúde.

Os investimentos em causa centram-se, principalmente, nas necessidades dos utentes e na preocupação pelo seu conforto e comodidade. Neste sentido, está a decorrer um investimento em mobiliário hospitalar e equipamentos da área de imagiologia.

Os principais investimentos decorrem da apresentação de candidaturas no âmbito do sistema de apoio à transformação digital da Administração Pública (SAMA2020) e permitem ao HSMM ser pioneiro em diversas áreas.

Entre os vários projetos, o HSMM destaca os investimentos na monitorização dos utentes no Bloco Operatório, na Unidade de Cirurgia de Ambulatório, internamento cirúrgico e ainda a telemonitorização à distância dos utentes internados em Hospitalização Domiciliária.

Outro investimento que terá um forte impacto no hospital, encontrando-se já em implementação, é a instalação wireless. Além dos benefícios diretos da sua utilização pelos utentes, irá permitir ao HSMM um salto qualitativo muito considerável, na possibilidade de opção por equipamentos clínicos de vanguarda.

Também a aplicação móvel do HSMM (MyHSMM), disponível desde 2021, será complementada com sistemas de monitorização e avaliação da satisfação dos utentes, permitindo garantir os processos de melhoria contínua com base nas opiniões dos utentes.

Está ainda em curso um projeto pioneiro ao nível da capacitação dos utentes da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, que pretende reforçar a autonomia, uma recuperação mais adequada e o sucesso de cada intervenção.

“Brevemente, os utentes do HSMM deixarão também de ter necessidade da prescrição em papel para levantar os seus óculos e lentes. O processo passará a ser totalmente desmaterializado, contribuindo assim para a sua rapidez e simplificação, com vantagens para o meio ambiente”, informou ainda o hospital.

De acordo com informação avançada pelo HSMM, foram investidos mais de um milhão de euros no primeiro quadrimestre de 2022, o que supera todos os valores anuais de investimento efetuados na última década.