Hospital 2021

Algumas vezes importa avaliar os factos para tirar conclusões e perspetivar o futuro. Nesta reflexão aproveitarei o tempo que nos é agora proporcionado viver para estabelecer a comparação entre os hospitais concebidos no século XX e os que irão ser construídos no século XXI. Ou seja, todos os que já estão a funcionar e os que iniciam agora a sua construção, concebidos na segunda década deste século.

Os três hospitais que estamos hoje a construir, designadamente o Hospital Central da Madeira, o Hospital Central do Alentejo e o Hospital Lisboa Oriental, são peças de arquitetura, redes e sistemas, cujos programas funcionais têm mais de dez anos. Será que foi possível incorporar, à data, algumas destas necessidades do ano 2021, que agora iniciámos sob a égide de uma pandemia mundial?

Na arquitetura a emergência de novos conceitos obriga-nos a prestar uma maior atenção a estratégias que promovam a saúde e o bem-estar do doente: exposição solar, superfícies  e conceitos de circulação, diminuindo os percursos de ligação, criando mais zonas de interceção entre os volumes, proporcionando maior conforto e segurança, diferenciando os tipos de circuitos e de espaços - logística, sujos/limpos, pessoas, suporte técnico e asséticos - procurando minimizar o tempo do percurso de cada um.

Reparem, na diferença do século XX para XXI, no conceito geral estabelecido na Europa, foram os hospitais torre que deram lugar ao hospital com uma estrutura de serviços ampla na base encimada por torres de internamento. Hoje os edifícios integram módulos paralelepipédicos mais compridos, ganham luz natural e estabelecem melhores ligações nos circuitos que esses módulos albergam. Surgem mudanças conceptuais na orientação de cada um desses volumes, mais ligações em plano e menos em altura. Desaparecem naturalmente as torres, sempre muito difíceis de gerir, em particular no que diz respeito à separação de circuitos. (...)

Nelson Baltazar, engenheiro eletrotécnico

Artigo completo na TecnoHospital nº103, jan/fev 2021