HGO abre consulta para tratamento de hepatites

• 08 março 2022, terça-feira

O Hospital Garcia de Orta (HGO) está a realizar consultas descentralizadas de Hepatites, desde 3 de março, em articulação com o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais, localizado na Freguesia do Laranjeiro, em Almada.

No âmbito do objetivo de controlar e erradicar a hepatite B e a hepatite C até 2030, assumido pela Organização Mundial de Saúde, esta nova consulta descentralizada procura dar resposta a população de risco que não recorre habitualmente às unidades de cuidados de saúde primários nem hospitalares.

“É necessário um acompanhamento adequado e o tratamento passa essencialmente por permitir que o fígado possa recuperar. O recurso a medicamentos específicos é importante nas formas mais graves e crónicas, e deve ser sempre avaliado caso a caso”, referiu o hospital em comunicado enviado.

A consulta descentralizada para o tratamento de hepatites do HGO, na comunidade, é realizada por uma médica infecciologista do HGO, todas as quintas-feiras entre as 14 e as 20 horas, e é assegurada a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar prescritos, no âmbito da consulta.

O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais resulta de uma parceria entre o HGO, o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, os Agrupamentos de Centros de Saúde Almada Seixal, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Câmara Municipal de Almada.

De acordo com o HGO, baseia-se num modelo integrado de gestão de caso, centrado na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como para a aquisição de estratégias e competências com vista à autonomia e melhoria da sua qualidade de vida.