HFZ-Ovar e CHEDV assinam acordo de colaboração em Cardiologia

• 15 setembro 2022, quinta-feira
  • Gestão

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) formalizaram, esta semana, um protocolo de colaboração no âmbito da especialidade de Cardiologia.

O acordo visa a definição de procedimentos de articulação entre as equipas das duas entidades quando estão em causa, concretamente, utentes da área de abrangência do HFZ-Ovar que necessitem de acompanhamento, via referenciação, através dos cuidados de saúde primários e intra-hospitalar, para consulta externa na especialidade de Cardiologia.

Para o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, este acordo “vem reforçar a ligação das duas instituições (…) rentabilizando recursos e reforçando o trabalho em rede e a resposta de proximidade à população de Ovar, numa especialidade tão importante como é a cardiologia”.

O presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, referiu que este acordo só é possível fruto do crescimento do serviço de Cardiologia do CHEDV, “que tem conseguido reforçar o seu quadro de médicos e introduzido novas áreas de tratamento mais avançadas”.

O responsável considera que o “espírito de colaboração entre as instituições do Serviço Nacional de Saúde é fundamental”, não só para conseguirem chegar mais próximo das pessoas, mas fundamentalmente para rentabilizar melhor os recursos de que dispõem.

Este protocolo agora celebrado, além de permitir o acesso às consultas médicas especializadas de Cardiologia, também cria melhores condições para o acesso dos utentes de Ovar aos tratamentos mais diferenciados realizados no CHEDV, bem como na colaboração das duas instituições na formação dos profissionais.

As duas instituições já assinaram outros acordos de cooperação que reforçam a capacidade assistencial no âmbito das suas várias linhas de ação, como é o caso da área de Otorrinolaringologia e Unidade de Hospitalização Domiciliária.