HFZ-Ovar adquire novos equipamentos para bloco operatório

O bloco operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) tem um novo candeeiro cirúrgico e equipamento de distribuição de imagem, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado.

De acordo com o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, o equipamento que existia, com cerca de duas décadas, já estava ultrapassado e apresentava alguns constrangimentos decorrentes do seu uso intensivo.

“Daí a necessidade desta substituição por um equipamento mais avançado tecnologicamente, criando melhores condições de trabalho às nossas equipas, num espaço tão sensível como é um bloco operatório em qualquer unidade hospitalar”, explicou o responsável.

“A intervenção, efetuada em tempo recorde para minimizar o impacto na nossa atividade cirúrgica programada, insere-se na estratégia deste hospital em procurar acompanhar a tendência tecnológica no setor, sempre focada na melhoria da qualidade e segurança da atividade desenvolvida pelos nossos profissionais”, salientou Luís Miguel Ferreira.

O presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar referiu que a aquisição de um equipamento moderno de distribuição de imagem dentro do bloco operatório permitirá que os cirurgiões acedam em melhores condições às imagens de apoio às intervenções que realizam.

Este melhoramento surge após a publicação do anúncio do concurso público para remodelação e ampliação do bloco operatório do HFZ-Ovar, cujos equipamentos transitarão para a nova infraestrutura após a sua conclusão.

O HFZ-Ovar prevê que, até ao final do primeiro semestre de 2023, se comecem a operar os primeiros doentes na nova sala de bloco operatório.