HFF desenvolve Consulta Multidisciplinar de Lombalgia Mecânica

A Unidade de Dor, a Medicina Física e de Reabilitação e a Neurorradiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) estão a desenvolver a Consulta Multidisciplinar de Lombalgia Mecânica, com o objetivo de dar uma resposta global e integrada à lombalgia mecânica, uma das doenças mais dolorosas da atualidade.

De acordo com a anestesiologista e coordenadora da Unidade de Dor do HFF, Ana Pedro, estima-se que cerca de 80 por cento da população mundial sofre de queixas álgicas raquidianas, sendo a patologia osteodiscal degenerativa e miofascial as causas mais frequentes.

“A abordagem terapêutica com intervenções técnicas minimamente invasivas apresenta bons resultados, permite uma recuperação mais rápida e tem menos riscos e complicações associadas”, acrescentou a anestesiologista.

Ana Pedro explicou que este projeto conjunto consiste na avaliação de doentes com mais de três meses de evolução desta patologia, a quem foram excluídas as “red flags”, mantendo insuficiência de alívio sintomático, apesar de terapêutica analgésica e/ou reabilitação adequadas.

“Após esta avaliação é proposto ao doente um projeto terapêutico seguido de um plano integrado de reabilitação. Em caso de potencial indicação cirúrgica, o doente é encaminhado para a consulta de Neurocirurgia do Hospital Egas Moniz, segundo o protocolo já estabelecido”, referiu.