HFF cria Unidade de Ortogeriatria

• 29 março 2022, terça-feira

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) criou uma Unidade de Ortogeriatria que vai prestar cuidados de saúde aos doentes maiores de 60 anos com fraturas de fragilidade, sobretudo ao nível da extremidade proximal do fémur.

Para a médica fisiatra Carla Vera-Cruz, que dinamizou a concretização deste projeto juntamente com o ortopedista Nuno Correia Mendonça, a “missão é melhorar a prestação de cuidados de saúde diferenciados aos doentes que recorrem ao hospital com uma fratura de fragilidade, oferecendo uma abordagem multidisciplinar focada na promoção de saúde e otimização da autonomia e qualidade de vida”.

A médica explicou que a unidade “vai trabalhar em parceria com as unidades de cuidados de saúde primários, com foco na reabilitação funcional, prevenção secundária de fraturas e quedas, nos doentes após a alta”, permitindo “alcançar os melhores resultados, com impacto positivo no tempo decorrido até à cirurgia, na duração do internamento, taxa de morbilidade e mortalidade, assim como na redução dos custos em saúde”.

O projeto da Unidade Clínica Integrada de Ortogeriatria foi criado e implementado por uma equipa multidisciplinar, composta por ortopedistas, internistas, anestesiologista, fisiatra, fisioterapeuta, enfermeiros e assistente social.

De acordo com o HFF, as fraturas de fragilidade no idoso, onde se incluem as da anca, não são eventos isolados, surgindo geralmente num contexto de doença médica aguda, comorbilidades, incapacidade e fragilidade estando frequentemente associada a síndromes geriátricas. Estes doentes apresentam um risco acrescido de quedas e fraturas futuras, passam por um período perioperatório desafiante e têm risco de descompensação de outras doenças médicas.