Urgência Pediátrica de Évora com novo modelo de atendimento

  • 08 outubro 2020, quinta-feira
  • Gestão

O Hospital do Espírito Santo de Évora implementou, a 6 de outubro, um novo modelo de atendimento de urgência pediátrica.

A remodelação surge na sequência de o serviço ter ficado sem sete pediatras entre agosto e setembro (quatro por baixa médica e três por rescisão de contrato) e não ter ainda conseguido colmatar essas falhas, apesar de “múltiplas tentativas de contratação”, explica a unidade hospitalar no seu site.

O novo modelo de atendimento foi desenhado em articulação com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, e mantém o atendimento pediátrico urgente com um pediatra de presença física, ainda que o recurso a prestadores de serviços esteja previsto quando for necessário. Haverá também um ou dois médicos com treino pediátrico a fazer o primeiro atendimento. As instalações e o circuito dos doentes mantêm-se, mas a afetação dos recursos humanos e das instalações passam para a alçada do Serviço de Urgência Geral, à semelhança do que se passa com outras especialidades.

O modelo é transitório e estará em vigor até ao regresso dos profissionais de baixa e do preenchimento das vagas.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.