HDS usa “realidade assistida” para apoiar formação em cirurgia

• 17 dezembro 2021, sexta-feira

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recorreu à utilização de óculos de realidade assistida (Rod&Cones) para apoiar a sua formação em cirurgia colorretal minimamente invasiva.

Esta utilização decorreu esta semana, no dia 15 de dezembro, numa ação de formação dirigida a enfermeiros e cirurgiões do Hospital de Beja, liderada pelo diretor do Serviço de Cirurgia Geral do HDS, Luís Ferreira.

O grupo de profissionais do Centro de Referência em Cirurgia do Cancro do Reto recorreu ao uso de óculos de realidade assistida permitindo interação e transmissão para um grupo de profissionais à distância. Além de som, são partilhadas imagens da torre de laparoscopia 3D e da sala operatória.

De acordo com o HDS, “este tipo de formação permite intervenção de um maior número de profissionais com ganhos substanciais em capacidade formativa”.