HDS reestrutura Unidade de Vestibulogia

• 28 março 2022, segunda-feira

A Unidade de Vestibulogia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), direcionada para o diagnóstico da vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio, foi otimizada, passando a dispor de serviços únicos na região do Ribatejo e Médio Tejo.

A reestruturação desta unidade, que está integrada no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL), foi possível através da aquisição de novos equipamentos de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente software nas áreas da videonistagmografia e da posturografia dinâmica computorizada.

Deste modo, o Serviço de ORL está capacitado para efetuar avaliação por videonistagmografia, videoscopia, VHIT e posturografia de diagnóstico, exames estes que ficarão disponíveis não só internamente para o serviço, mas para outras áreas multidisciplinares.

De acordo com a médica da Consulta de Vertigem do HDS, Ana Margarida Simões, “vertigens, tonturas e alterações do equilíbrio são manifestações muito frequentes e transversais a várias áreas médicas”. Na sua origem podem estar implicadas variadas causas – centrais, periféricas, cardiovasculares, metabólicas ou psicossomáticas.

Com a recente operacionalização de um local de estimulação optocinética, a reabilitação vestibular também está em pleno funcionamento em parceria com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação.