HDS adquiriu equipamentos de otorrinolaringologia e oftalmologia

Fotografia: SPMS

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) investiu em dois novos equipamentos com tecnologia de ponta para melhorar os cuidados de saúde nos serviços de otorrinolaringologia e oftalmologia.

Para o serviço de oftalmologia, o HDS adquiriu um laser de fotocoagulação para o tratamento e prevenção de patologias potencialmente causadoras de cegueira, sendo utilizado principalmente na retinopatia diabética.

“Numa população envelhecida, com carências económicas, este equipamento vem permitir o tratamento adequado e atempado dos nossos doentes, sem necessidade de serem referenciados para outros hospitais”, explicou o Conselho de Administração do Hospital de Santarém em comunicado.

No caso do serviço de otorrinolaringologia, esta unidade hospitalar adquiriu um videonasofaringoscópio flexível, um equipamento que permite fazer avaliações da rinofaringe, laringe e esófago, e ainda laringoscopias de “qualidade” sem desconforto para o doente.

“Esta avaliação é importantíssima para tratar os doentes da consulta de deglutição, com sequelas de outras patologias nomeadamente AVC, com ganhos importantes na sua recuperação”, esclareceu o HDS.