Governo cria entidade pública empresarial para Hospital de Loures

• 12 novembro 2021, sexta-feira

O Conselho de Ministros aprovou, a 11 de novembro, o decreto-lei que cria o Hospital de Loures, entidade pública empresarial (E.P.E.).

A entidade pública empresarial será responsável por assegurar a gestão pública do estabelecimento hospitalar a partir do dia 19 de janeiro de 2022, estabelecendo as tarefas necessárias à transição da gestão do estabelecimento hospitalar, até ao dia 18 de janeiro de 2022, perante a iminência da reversão da gestão clínica do Hospital de Loures da esfera privada para a esfera pública.

“Garante-se, assim, que a assistência à população que o Hospital de Loures serve não é afetada”, lê-se em comunicado do Conselho de Ministros.

“Neste quadro, a criação de uma E. P. E. afigura-se a única opção viável, uma vez que o Hospital de Loures funciona atualmente com uma gestão empresarial e que se pretende assegurar a continuidade do seu normal funcionamento, acautelando a transmissão dos seus trabalhadores e a possibilidade de transição das posições contratuais assumidas com os fornecedores do hospital”, refere a mesma nota.