Governo aprova a criação de mais 20 USF modelo B

  • 01 outubro 2021, sexta-feira
  • Gestão

O Ministério da Saúde aprovou a transição de 20 Unidades de Saúde Familiar (USF) do modelo A para o modelo B, com a publicação do Despacho n.º 9519-A/2021, de 29 de setembro.

Com esta decisão, de um total de 586 USF, 294 passam a ser de modelo B, “cumprindo o Governo o compromisso assumido de, até ao final deste ano, concluir a transição de 20 USF do modelo A para o modelo B, nos termos do Despacho n.º 4517/2021, de 4 de maio”, lê-se em comunicado divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o SNS, consideradas como unidades de prestação de cuidados de saúde de proximidade e com maior amadurecimento organizacional, “onde o trabalho em equipa de saúde familiar é uma prática efetiva”, as USF de modelo B assentam num modelo de incentivos que visa potenciar as aptidões e competências de cada profissional, premiando o desempenho individual e coletivo, tendo em vista, dessa forma, reforçar a eficácia, a eficiência e a acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde primários, com importantes ganhos em saúde.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.