Governo anuncia 117ME para modernização tecnológica do SNS

Fotografia: Serviço Nacional de Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, anunciou, a 23 de novembro, um investimento de 117 milhões de euros para aquisição de 80 equipamentos médicos pesados, com vista à modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Programa de Modernização Tecnológica do SNS resulta da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em que foi prevista uma linha de financiamento de cem milhões de euros para equipamentos médicos, que se junta a projetos de 17 milhões de euros que já estavam orçamentados nesta área.

O anúncio foi feito durante a inauguração da primeira câmara gama digital do país – equipamento para realização de exames de diagnóstico de medicina nuclear –, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

“Estamos num processo de grande investimento no SNS e de reformulação do seu parque tecnológico, modernizando-o e trazendo para o país aquilo que de melhor existe no mundo em termos de tecnologia”, afirmou Ricardo Mestre.

Neste momento, o Governo está a operacionalizar o processo administrativo para lançar os avisos concursais para os hospitais se candidatarem às verbas para financiar equipamentos, o que deverá acontecer nos próximos dias.

“Teremos 80 novos equipamentos médicos pesados no SNS – robôs cirúrgicos, câmaras gama, aceleradores lineares, angiógrafos, ressonâncias magnéticas e TAC – e, portanto, teremos um parque tecnológico todo renovado com verbas do PRR e ao serviço dos profissionais e das pessoas”, sublinhou o secretário de Estado da Saúde.

Tecnologia inédita em Coimbra

O novo equipamento do serviço Medicina Nuclear do CHUC vai permitir diagnósticos mais avançados e maior rapidez de resposta, potenciando o aumento de exames nas áreas de Cardiologia Nuclear, Neurologia Nuclear e Oncologia Nuclear.

De acordo com o comunicado divulgado pelo SNS, Coimbra torna-se a primeira região do país a ter a nova tecnologia, que será uma das valências contempladas no programa de modernização tecnológica.

A câmara gama digital vem substituir dois equipamentos antigos – um com 25 anos e o outro com 14 anos, realçou a diretora do serviço de Medicina Nuclear, Gracinda Costa. “É um equipamento que vai trazer ganhos inquestionáveis no diagnóstico e terapêutica”, sublinhou.

Na inauguração, após uma visita às obras que estão em curso na urgência do CHUC, Ricardo Mestre deixou votos de bom trabalho à nova administração do hospital e felicitou a equipa cessante. “O SNS é um trabalho de continuidade”, frisou, reiterando que se vive um tempo de “reforma” no serviço público de saúde.

“Esta reforma tem várias dimensões. Tem uma dimensão de organização, uma dimensão de reforma das práticas de gestão, uma dimensão de investimento nas instalações e equipamentos e uma dimensão de investimento nos profissionais do SNS”, salientou Ricardo Mestre. “Teremos condições de base para um novo SNS, um serviço moderno e centrado nas pessoas”, concluiu.