Gestão da Saúde baseada no Valor. Da Teoria à Prática.

Que significa valor em saúde? Será que valor e preço são a mesma coisa?

Parte I. Os Conceitos

O conceito de gestão da saúde baseada no valor propõe que o pagamento dos serviços tenha como critério a excelência dos resultados clínicos e não o volume de doentes atendidos ou de procedimentos realizados. Trata-se de uma reorganização da cadeia de valor dos cuidados de saúde com foco na melhoria do dia a dia das equipas de saúde, no aumento do valor agregado para os doentes e na obtenção de níveis muito significativos de eficiência, em virtude de uma alocação mais racional e inteligente dos recursos, ao garantir diagnósticos mais assertivos, evitando gestos clínicos desnecessários.

O atual modelo de financiamento das unidades prestadores de cuidados continua formatado pelo fee-for-service. Seja com maior propensão para o pagamento ao ato ou ao episódio, com ou sem plafonamento por orçamento global, a verdade é que o pagamento continua atrelado ao volume sem ter em conta a melhoria do estado de saúde do doente.

O Value Based Health Care (VBHC) rompe com esta abordagem e está suportado no conceito do Quadruple Aim: oferecer melhores resultados clínicos, entregar a melhor experiência ao doente, melhorar a satisfação dos profissionais e reduzir os gastos.Valor em saúde é igual aos resultados que importam ao doente a dividir pelos custos incorridos para alcançar esses resultados, ao longo do ciclo de cuidados. Quanto melhor for esta relação mais recursos são libertados para novos ciclos de cuidados, aumentando a criação de valor e a sustentabilidade do sistema.

Quando a qualidade passa a ser incluída na equação, como indicador de sucesso na prestação de cuidados, o incentivo do prestador muda, passando a sentir-se mais motivado para oferecer o melhor para o doente e a ser remunerado de forma justa por isso. O sistema de incentivos desempenha, assim, um papel central para modelar os comportamentos dos stakeholders, por forma a garantir o alinhamento entre esses comportamentos e o quádruplo objetivo a que nos referimos: melhores outcomes, maior satisfação dos doentes, maior satisfação dos profissionais e menores gastos. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº110, mar/abr 2022

Carlos Santos

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra