Garcia de Orta adquire tomógrafo de retina

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, Setúbal, anunciou a compra de um sofisticado tomógrafo de retina que permite um diagnóstico mais específico das doenças da retina, que será instalado no Núcleo de Oftalmologia de Almada.

De acordo com o HGO, este novo equipamento de Tomografia de Coerência ótica será o terceiro existente em Portugal e o único disponível no sul do país.

O aparelho representa um investimento superior a 165 mil euros, realizado com meios próprios do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do HGO.

Este tomógrafo permitirá “um diagnóstico mais específico e pormenorizado das doenças da retina e mácula”, possibilitando o início precoce de terapêuticas, “limitando tanto quanto possível o impacto da doença sobre a visão”, referiu o diretor do Centro, Nuno Campos, citado numa nota divulgada pelo hospital.

“Por outro lado, este equipamento permitirá que a nossa equipa faça parte de uma rede de investigação à escala global de utilizadores deste tipo de dispositivo, contribuindo para a construção de soluções melhoradas no tratamento de doenças da retina”, acrescentou o responsável.