Litoral Alentejano com ferramenta para acompanhar todo o percurso do doente

A ACSS e os SPMS deram início esta segunda-feira, 13 de maio, aos trabalhos de disponibilização do SER SIGA - Registo de Saúde Eletrónico no Sistema Integrado de Gestão do Acesso ao Serviço Nacional de Saúde na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

Trata-se de uma solução informática através da qual se pretende ultrapassar as limitações associadas aos atuais sistemas de informação de suporte à gestão do acesso ao SNS.

Ricardo Mestre, vogal da ACSS, esclareceu, citado pelo portal da ACSS, que “a nova ferramenta, centrada no cidadão, possibilita uma visão completa do percurso do utente no sistema, desde a identificação do problema de saúde, até à sua resolução”.

Com a nova ferramenta, pretende-se obter um conhecimento global e completo sobre todo o trajeto dos utentes na área do acesso aos cuidados de saúde no SNS, nomeadamente nos cuidados de saúde primários, nas consultas hospitalares, nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica, nas intervenções cirúrgicas, nos serviços de urgência e na rede nacional de cuidados continuados integrados. A ferramenta deverá também auxiliar no cumprimento integral dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) e na gestão das listas de inscritos para a prestação de cuidados de saúde no SNS, considerando a prioridade clínica de cada um.

O caso da ULSLA é um projeto-piloto para implementar ao longo deste ano, prevendo-se depois o alargamento ao resto do país.