Estarão os sistemas públicos de saúde preparados para a próxima pandemia?

  • 28 fevereiro 2023, terça-feira
  • Gestão

Em março de 2020, quando a Pandemia COVID-19 foi declarada, a maioria dos países, incluindo os mais ricos, não estavam preparados para lidar com uma crise de saúde pública desta dimensão.

Muitos planos de contingência, aparentemente bem desenhados, vieram a revelar enormes falhas e, não obstante os excelentes resultados evidenciados pelo sistema de saúde português, particularmente no que toca ao processo de vacinação, o facto é que os sistemas de saúde em geral acabaram por se mostrar menos resilientes a este tipo de ameaças do que inicialmente terão assumido estar.

Importa, por conseguinte, investir no fortalecimento dos sistemas de saúde, por forma a que estejam mais bem preparados para o próximo embate, uma vez que - os especialistas são unânimes - a incerteza sobre a próxima pandemia não é sobre se ocorre, mas sim sobre quando vai ocorrer.

Mas como podem os decisores garantir que os investimentos em curso são eficazes para garantir uma resposta adequada à próxima crise? Uma conhecida consultora, a McKinsey, publicou um inquérito com o objetivo de apoiar os decisores políticos e os gestores na avaliação do grau de preparação dos sistemas de saúde e das organizações na identificação das oportunidades de melhoria, com o propósito de garantir que o esforço de financiamento é colocado nos objetivos certos. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº115, jan/fev 2023

Carlos Santos

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.