Estado da arte da terapia com protões

A terapia com protões é mais uma arma disponível no arsenal médico de luta contra cancro. Os mais recentes avanços tecnológicos permitiram uma generalização da técnica que, por sua vez, conduziu a um aumento do leque de tratamentos, onde já demonstrou claras vantagens clínicas.

Infelizmente, para os doentes portugueses, o acesso a este tratamento é limitado. Obriga a deslocações ao estrangeiro, não só para o tratamento, mas também para as subsequentes consultas de acompanhamento.

Como referimos acima, a técnica já está bastante divulgada, mas Portugal continua a ser um dos poucos países europeus onde não está disponível. Mesmo aqui ao lado, em Espanha, já existem dois equipamentos em funcionamento, prevendo-se instalações adicionais num futuro próximo.

De referir ainda, que a verba para a instalação de um equipamento em Portugal, já esteve inscrita no Orçamento de Estado para o ano de 2021, mas nunca foi executada. (...)

Por Manuel Eugénio,eng. eletrotécnico; experiência na indústria médica, desde 1985, em tecnologia de imagem médica, tendo desempenhado funções de gestão desde 1991

Artigo completo na TecnoHospital nº117, mai/jun 2023, dedicada ao tema 'Meios Complementares de Diagnóstico'