Equipamento de monitorização permite antecipar procedimentos

O Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) recebeu um equipamento de monitorização, com tecnologia de vanguarda.

De acordo com o centro hospitalar, trata-se de um aparelho, denominado HemoSphere que, com recurso a inteligência artificial, através de um algoritmo, faz a interpretação de dados recolhidos nos doentes críticos, permitindo antecipar procedimentos para reverter eventuais alterações da situação clínica dos referidos doentes.

Ao permitir antecipar momentos críticos, o equipamento facilita a decisão dos profissionais de saúde face à situação clínica do doente crítico. “A diversidade de perfis e de configurações de cuidados e a medição dos parâmetros hemodinâmicos avançados, recolhidos e interpretados pela HemoSphere, ajudam à tomada de decisões pró-ativas em diversas situações clínicas que ajudam a estabilizar o doente”, lê-se em comunicado divulgado.

O diretor do Serviço de Medicina Intensiva, Nuno Catorze, reconheceu a vantagem deste equipamento na diferenciação do serviço, que incrementa “a capacidade de monitorização hemodinâmica, complementando os equipamentos já existentes, permitindo uma maior versatilidade e abrangência das competências da medicina intensiva, nomeadamente na neuromonitorização e cardiovascular”.

O responsável afirmou ainda que “a inteligência artificial permitirá, neste caso, aumentar a diferenciação técnica auxiliando na decisão clínica”.

“As novas tecnologias são um instrumento (ou um legado) fundamental na aprendizagem e ensino da medicina, nomeadamente em cuidados intensivos, o que trará mais-valias à qualidade assistencial, apoiando os jovens médicos numa decisão mais acertada”, sublinhou Nuno Catorze.