Entrevista a Manuel Pizarro

• 31 outubro 2023, terça-feira

Num período de forte reestruturação do sistema de saúde e de audíveis reivindicações das classes profissionais, o Ministro da Saúde discorre sobre os desafios financeiros, de recursos humanos e de planeamento que o momento impõe. Da generalização das Unidades Locais de Saúde ao robustecimento da resposta em Cuidados de Saúde Primários, Manuel Pizarro quer um SNS mais centrado no utente, sem esquecer a valorização dos recursos humanos.

Entrevista por Abraão Ribeiro, Durão Carvalho e Cátia Vilaça | Fotografia: Portal do Governo

Os tempos atuais são conturbados, com dificuldades que há algum tempo ainda não existiam, ou estariam em gestação. Como encara a diferença entre os tempos em que foi Secretário de Estado e os de agora? Quando foi Secretário de Estado ainda não existia este mercado privado de saúde, por exemplo.

É visível que hoje existem maiores dificuldades no SNS, e acho que uma parte dessas dificuldades está relacionada com os anos da pandemia, que foram muito violentos para a sociedade portuguesa no seu conjunto, especialmente para o SNS e para os seus profissionais. E se é verdade que conseguimos não apenas recuperar, como ultrapassar a atividade assistencial que fazíamos nos anos pré-pandemia – o ano de 2022 foi o ano de maior atividade na história do SNS - não é menos verdade que existe um conjunto de necessidades e expectativas não satisfeitas por parte da população.

Não fomos capazes de atualizar de forma adequada a organização do SNS a novos desafios relacionados quer com a evolução técnico-científica da medicina, que tem muito maior capacidade de resposta às pessoas, quer com o envelhecimento da população, que também aumenta a pressão sobre o serviço de saúde, quer com a sobrecarga dos profissionais, que é hoje muito visível, quer com a concorrência do setor privado, que tem hoje uma capacidade institucional muito diversa da que existia noutros tempos. Estamos num momento em que a nossa capacidade de promover mudanças institucionais no SNS é absolutamente urgente e decisiva. (...)

Leia a entrevista completa na TecnoHospital nº119, set/out 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte II'