Entrevista a Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros

• 31 janeiro 2017, terça-feira

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros traça um perfil da organização que lidera desde maio, evidenciando as preocupações do seu mandato: dignificar a profissão de engenheiro, pugnar pela reabertura de colégios e especializações onde possam ser encaixadas as engenharias emergentes e atrair jovens para a vida associativa.

Sobre a Saúde, defende a criação de uma especialização transversal que acolha as diversas áreas do saber ligadas à engenharia em contexto hospitalar.

Quando questionado sobre a eventualidade de criar uma especialização em Engenharia da Saúde, o Bastonário da OE responde:
"Quando houver oportunidade, a Saúde voltará à discussão. É obviamente um assunto muito importante, transversal e que cria emprego na área. É uma fileira. Não só temos disponibilidade para retomar este assunto quando for oportuno mas também temos toda a disponibilidade para organizar uma conferência sobre a Engenharia na área da Saúde. Fica aqui o desafio, até porque retiramos toda a vantagem em fazer este tipo de ação conjunta, não só aqui em Lisboa como em outros locais do país."

Sobre Carlos Mineiro Aires

É licenciado em Engenharia Civil. O seu percurso esteve sempre ligado à área do Ambiente, em particular à Água. Foi presidente do Instituto da Água e Diretor do Gabinete de Saneamento Básico da Costa do Estoril, um trabalho de que se orgulha particularmente por lhe ter permitido uma ação direta na limpeza das praias da região. Após uma incursão pelo Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa, regressou ao sector da água, no grupo Águas de Portugal. Foi Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul antes de ser eleito Bastonário da Ordem dos Engenheiros, em abril de 2016.

Leia a entrevista completa no nº 78 da revista TecnoHospital.