Engenheiros criam plataforma digital de apoio ao SNS

Foi lançada a plataforma digital ‘vent2life’ que estima conseguir reforçar o Sistema Nacional de Saúde (SNS) com cerca de 200 ventiladores que se encontram atualmente inoperacionais.

A iniciativa partiu de um grupo de voluntários, maioritariamente engenheiros, ao qual se juntaram a Ordem dos Engenheiros e outros parceiros. O objetivo é dar resposta a um problema identificado nos hospitais, a existência de vários equipamentos hospitalares que não estão em funcionamento e que podem ser reabilitados para nova utilização.

Assim, os hospitais podem utilizar esta plataforma para reportar os problemas desses mesmos equipamentos, “aliando a sua necessidade de resolução técnica ao conhecimento científico e tecnológico de uma ampla rede de contactos, no sentido de ultrapassarem as dificuldades existentes”, lê-se no site da plataforma.

O projeto é inteiramente português e foi criado a partir do ‘Project Open Air’, “que reúne um conjunto de valências, conhecimentos técnicos e especializados na área da Engenharia, tão essenciais para a reparação de equipamentos hospitalares que podem salvar muitas vidas”, lê-se em comunicado divulgado.

Os responsáveis pela plataforma fazem ainda um apelo àqueles que quiserem juntar-se a esta rede de engenheiros, podendo consultar o seguinte site para mais informações: https://covid191.outsystemsenterprise.com/Site/