Sistema de orientação de utentes para diminuir falsas urgências

  • 08 agosto 2019, quinta-feira
  • Gestão

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criaram um sistema de orientação de utentes não urgentes da Urgência Geral do Hospital de Santo André para os cuidados de saúde primários (CSP).

O projeto, que arrancou a 1 de agosto, tem por objetivo diminuir as falsas urgências, orientando os utentes triados com as prioridades «pouco urgente» (pulseira verde) e «não urgente» (pulseira azul) para os centros de saúde, onde serão atendidos no próprio dia, preferencialmente pelo seu médico de família. Depois de triada a prioridade clínica, o enfermeiro triador informa o doente de que pode ser orientado para o seu centro de saúde e, se este aceitar, é agendada consulta nos Cuidados de Saúde Primários. Nesta situação, o doente é dispensado do pagamento da taxa moderadora do serviço de urgência.

De acordo com o Portal da Saúde, estes utentes representam entre 33 e 50 por cento dos que procuram o serviço de urgência, sendo penalizados com tempos de espera prolongados e exposição desnecessária a outros doentes.

Fase experimental

Para já, o projeto arranca com a colaboração de 13 médicos de família de duas unidades de saúde familiar (USF), pretendendo-se o alargamento gradual dos clínicos e das unidades envolvidas, bem como a aplicação também na Urgência Pediátrica.

O projeto tem como grande objetivo encaminhar o utente com doença aguda para o local e profissional que melhor o pode atender nessa situação – o seu médico de família na sua unidade de saúde – que o pode consultar com acesso a todo o seu histórico. O ACES e o CHL pretendem, assim, diminuir as falsas urgências no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, que sobrecarregam o serviço, sobretudo quando os centros de saúde da região têm horários alargados e, de acordo com o Portal da Saúde, cerca de 98% dos utentes de Leiria têm médico atribuído.

Primeiro passo para a sensibilização

A sensibilização é outra das grandes metas, esperando-se que, a médio prazo, o doente agudo em situação não urgente se dirija sempre, como primeira opção, ao seu médico de família.

Não estão incluídos no grupo dos doentes triados como verdes ou azuis a serem orientados para os cuidados de saúde primários, os doentes encaminhados pelo Centro de Contacto SNS24, referenciados previamente pelo centro de saúde ou médico assistente, doentes com mais de 75 anos, ou com determinadas patologias específicas, como asma.

Este projeto conjunto faz parte de um grupo de medidas que o CHL e o ACES Pinhal Litoral têm vindo a desenvolver no sentido de reduzir o número de utentes não urgentes na urgência, para melhorar a resposta aos doentes e responder às suas necessidades – os urgentes e os não urgentes.

Foi desenvolvido após a visita ao Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, com uma comitiva composta por diversos profissionais do CHL e do ACES Pinhal Litoral, para conhecer um projeto semelhante que aquele hospital tem em funcionamento desde o ano passado.

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