DGS deixa orientações para utilização de sistemas de ventilação

De forma a prevenir qualquer tipo de risco de contágio, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) dedicou alguns parágrafos do seu guia de ‘Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19’ aos sistemas de ventilação e ar condicionado.

Em espaços fechados, a entidade recomenda abrir as portas ou janelas, perfazendo no mínimo seis renovações de ar por hora, para manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado.

Caso não seja possível, deve ser assegurado o funcionamento eficaz do sistema de ventilação, assim como a limpeza e manutenção do mesmo, devendo assegurar-se “que o ar é retirado diretamente do exterior” e a função de recirculação do ar não deve ser ativada.

Estes aparelhos devem ser sujeitos, de forma periódica, a limpeza e desinfeção e é aconselhado que se desligue a função de desumidificação. Por fim, a DGS acrescenta que se “deve reforçar a desinfeção do reservatório de água condensada e da água de arrefecimento das turbinas do ventilador”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.