Desenvolvida ferramenta baseada em IA para detetar cancros

Portugueses estão a desenvolver uma ferramenta baseada em inteligência artificial para diagnóstico automático de patologias oncológicas. O projeto CADPath.AI vai permitir detetar cancros colorretal e cervical de forma mais precisa.

Com o projeto CADPath.AI, o processo de diagnóstico poderá passar a ser, a partir de 2022, totalmente digital, introduzindo os algoritmos como complemento ao trabalho dos anatomopatologistas na identificação de anomalias.

A tecnologia está a ser desenvolvida pelo consórcio do projeto CADPath.AI - Computer Aided Diagnosis in Pathology.

Além de possibilitar a realização de um diagnóstico em rede, auxiliada por outras ferramentas tecnológicas, a patologia digital vai permitir diminuir o tempo que o patologista despende na observação microscópica.

“Tarefas como, por exemplo, a identificação das células tumorais, a contagem de células mitóticas, ou a identificação de crescimento invasivo, assim como a sua medição, podem agora ser realizados através da utilização da inteligência artificial”, explicou o investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Jaime Cardoso.

Com a possibilidade de digitalização das lâminas histológicas, surgiu um grande interesse científico no desenvolvimento de algoritmos de análise de imagem, que possam complementar e tornar mais eficiente a função dos médicos patologistas, em particular no diagnóstico dos cancros colorretal e cervical.

“Continuamos focados na melhoria contínua do diagnóstico, mas pretendemos ir mais longe e disponibilizar ao mercado uma ferramenta de diagnóstico automático de patologias oncológicas; uma base de dados, contemplando as lâminas digitalizadas e respetivas anotações, história clínica e diagnóstico; e uma plataforma para geração de conhecimento científico”, revelou a gestora de projetos no IMP Diagnostics, Ana Monteiro.

O CADPath.AI, um projeto do IMP Diagnostics, numa parceria tecnológica com o INESC TEC e com a empresa Leica Biosystems, conta com um financiamento de cerca de 70 por cento através do programa COMPETE2020 num investimento total de um milhão de euros.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.