Desafios e Oportunidades da Transformação Digital no SNS

Em Portugal e na União Europeia são há muito reconhecidas as dificuldades em modernizar e integrar os Sistemas de Informação da Saúde, de forma a responder a dois objetivos estruturantes: possibilitar o suporte à centralidade do cidadão nos Sistemas de Saúde e desenvolver novas formas de prestação de cuidados, indispensáveis para assegurar a qualidade e sustentabilidade dos serviços de saúde, confrontados com crescentes exigências.

Em 2012, no relatório – eHealth Task Force Report: Redesigning Health in Europe for 2020 – a OCDE e a União Europeia (UE) afirmavam que “sabemos que na área da saúde estamos pelo menos 10 anos atrás de praticamente todas as outras áreas na implementação de soluções de Tecnologias de Informação (TI). Mas sabemos, por uma ampla gama de outros serviços, que a aplicação das TI pode revolucionar e melhorar radicalmente a maneira como fazemos as coisas” (European Union, 2012). No entanto, infelizmente, os relatórios mais recentes sobre o tema (European Union, 2018) vêm confirmar o atraso e o reconhecimento do papel das TI mas continuam sem relatar grandes mudanças, nem nos resultados, nem nos objetivos.

Apesar deste percurso, o tempo de Transformação Digital que vivemos e a aprendizagem decorrente da atual crise pandémica permitem antever uma década em que podem ser dados passos firmes no sentido da mudança. Segundo o relatório conjunto da OCDE e da UE publicado em dezembro de 2020, “a saúde pública e a economia global estão inextricavelmente ligadas. Sistemas económicos globais saudáveis dependem de cidadãos saudáveis. Fortalecer a preparação e a resiliência dos sistemas de saúde exigirá […] investimentos adicionais numa melhor governança global de saúde pública, sistemas de informação de saúde mais robustos e o suporte aos processos de Transformação Digital dos sistemas de saúde. Como forma de permitir o retorno do bem-estar dos cidadãos e a garantir que o funcionamento das nossas economias será elevado e duradouro” (OCDE, 2020). (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº104, mar/abr 2021, dedicado ao tema 'A resposta do SNS à pandemia e os desafios do futuro'

José Carlos Nascimento

Professor Auxiliar no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho