Os desafios da Logística no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

Texto de

Célia Cravo, Administradora Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coordenadora do Setor de Logística

Maria Hespanha, Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT)

A logística tem a sua génese e crescimento ligado à área militar. Esta acaba por se tornar uma componente crítica visto que permitia às tropas o ganho de vantagens importantes, através da evacuação, hospitalização de feridos e serviços complementares, abastecimento, transporte e manutenção [1]. Tais atividades acabaram por ser adaptadas e utilizadas noutras áreas e indústrias, incluindo a área da saúde, tendo como objetivo primordial também o alcance de vantagens competitivas.

Torna-se então fundamental definir gestão logística que, numa ótica funcional, se apresenta como um “conjunto de atividades que vão desde a determinação dos requisitos dos materiais (especificações) de que a organização necessita de se abastecer, às atividades de abastecimento propriamente ditas, à armazenagem desses materiais, ao seu manuseamento, à sua embalagem, à análise, desenho e redesenho das localizações das instalações (e.g. pontos de centralização de inventários e ou de armazenagem), a todas as atividades de distribuição física, às atividades de Logística inversa, à gestão da informação de todo o ciclo de encomenda, ao serviço e suporte ao cliente, seja este interno ou externo à organização” [1, 2]. No entanto é preciso ressalvar que, apesar de atividades individuais estas não se encontram isoladas, interagindo entre si e formando, naturalmente, um sistema.

Um sistema logístico consiste num “conjunto de entidades que interagem, através da interligação de várias atividades logísticas num processo integrado, com a finalidade de controlar e harmonizar os fluxos de entrada e saída (de informações e materiais) por forma a obter o máximo de eficiência nos serviços prestados, bem como criar valor para o cliente final, disponibilizando o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo e ao custo mínimo” [4].

Logística na Saúde

De uma forma generalizada denota-se uma tendência de crescimento de atenção dada à área de logística na saúde. Tal reflete-se na importância que atualmente se dá a esta componente no contexto hospitalar. Isto deve-se ao potencial impacto que a mesma pode ter nos resultados obtidos, principalmente porque o paradigma dos prestadores de cuidados de saúde se caracteriza pelo foco na sustentabilidade do sistema de saúde, através da supressão de custos...

Artigo publicado na TecnoHospital nº 96