Hospital Curry Cabral recebe robô cirúrgico

O Hospital Curry Cabral vai receber o primeiro robô cirúrgico do Serviço Nacional de Saúde. O equipamento foi doado ao abrigo de um protocolo com a Universidade Aga Khan e vem colmatar uma lacuna tecnológica do SNS, que começa, assim, a juntar-se às unidades privadas que já dispõem deste recurso.

Segundo Ana Escoval, presidente do centro Hospitalar, este equipamento vem permitir a qualquer pessoa, “pobre ou rica”, que precise de uma cirurgia robótica não deixe de a realizar por falta de recursos.

O objetivo é usar o robô como um substituto da mão do cirurgião, de modo a permitir maior precisão e cirurgias menos invasivas. O equipamento é controlado pelo cirurgião através de uma consola, e pode ser usado em cirurgia cardíaca, urológica, ginecológica, pediátrica e geral. Além de uma maior precisão cirúrgica, o recurso a esta tecnologia permite também encurtar o tempo de internamento

O robô deverá ser instalado no primeiro semestre do ano.

O Ministério da Saúde, em 2018, assinou um memorando de cooperação com a Universidade Aga Khan que prevê ações de formação conjuntas e a realização de projetos, nomeadamente ao nível da modernização tecnológica.