Curry Cabral realiza cirurgia robótica pioneira em Portugal

• 10 novembro 2022, quinta-feira
  • Gestão

A Unidade Hepato-bilio-pancreática do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) realizou, no passado dia 3 de novembro, a primeira correção de uma lesão de vias biliares com recurso a tecnologia robótica em Portugal.

A intervenção, realizada no Bloco Operatório do Hospital de Curry Cabral, durou duas horas e meia, e ocorreu numa doente que tinha chegado ao CHULC vinda em urgência de outra unidade de saúde e que se encontra em recuperação.

De acordo com o diretor da Cirurgia Geral do CHULC e da referida unidade, Hugo Pinto Marques, a correção de lesão das vias biliares é habitualmente executada por laparoscopia após um incidente cirúrgico, sendo que, desta vez, foi prescrito o procedimento por robótica.

De acordo com o responsável, a cirurgia robótica é menos invasiva e permite uma convalescença mais rápida, o que traz diversas vantagens para o doente.