Consulta para acompanhar doentes com patologia cardíaca em Bragança

  • 12 fevereiro 2024, segunda-feira
  • Gestão

Fotografia: ULS Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza uma consulta específica para acompanhamento de doentes com patologia cardíaca, que permite, num contexto especializado, desenvolver intervenções terapêuticas que visam a avaliação, o controlo e a prevenção de complicações associadas à doença, anunciou a instituição.

Implementada em 2015, a consulta de Insuficiência Cardíaca realiza-se na Unidade Hospitalar de Bragança, sendo, desde novembro 2018, coordenada pela médica especialista em Medicina Interna, Elisa Tomé.

Nesta consulta, o doente é, inicialmente, atendido na consulta de Enfermagem e, posteriormente, na consulta médica, com apoio do Hospital de Dia (Enf.ª Lurdes Pires e Enf.ª Carla Santos), o que permite, sempre que necessário, a aplicação de terapêuticas endovenosas.

De acordo com a ULS do Nordeste, a referenciação para a consulta de Insuficiência Cardíaca é efetuada, maioritariamente, a partir do internamento do Serviço de Medicina Interna, mas também há situações orientadas a partir de outras consultas hospitalares, Serviços de Urgência e Cuidados de Saúde Primários.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.