Construção do edifício UC Biomed em Coimbra arranca em novembro

• 14 outubro 2021, quinta-feira

A construção do edifício UC Biomed, um investimento que ronda os 20 milhões de euros, vai arrancar em novembro, anunciou o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

O edifício, que vai albergar o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) de Portugal, vai ser construído de raiz no Polo III da Universidade de Coimbra (UC), onde estão as faculdades de Farmácia e de Medicina.

Trata-se de “um projeto de investigação biomédica com várias componentes”, cujo investimento global deverá rondar os 50 milhões, sendo cerca de 20 milhões destinados à construção do edifício, com apoio de fundos da União Europeia, cabendo à UC assumir no mínimo 15 por cento do investimento.

Em março deste ano, a UC recebeu o aval do Governo para a construção daquele centro, que vai reunir oito equipas de investigação do MIA no futuro edifício.

O anúncio do arranque da construção foi feito a 13 de outubro por Amílcar Falcão durante a cerimónia de abertura solene das aulas da Universidade de Coimbra.

Para o reitor, o início da construção do edifício confirma a “execução exemplar que tem vindo a ser feita no âmbito do megaprojeto Teaming MIA – Portugal”.

Durante o seu discurso, o responsável afirmou ainda que estão a ser neste momento instalados dois equipamentos PET (Tomografia de Emissão de Positrões), adquiridos já este ano, no âmbito do Centro Académico e Clínico de Coimbra, instituição que junta a UC e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Amílcar Falcão também se congratulou com a autorização de introdução no mercado pelo Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde do GalliUC, uma formulação de Gálio-68 para o diagnóstico do cancro, a primeira na Europa para o Gálio-68 e a “primeira a nível mundial para um processo deste tipo”.