Congresso de Medicina Interna irá decorrer presencialmente

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) está a promover o 26º Congresso Nacional / VII Congresso Ibérico de Medicina Interna, agendado para as datas 27 a 30 de agosto, e que será realizado em formato presencial no Altice Fórum, em Braga.

A Comissão Organizadora tem explorado novas possibilidades para que o congresso “possa realizar-se com segurança para os participantes e mantendo a elevada qualidade científica atingida nas edições anteriores”, referiu o presidente da Comissão Organizadora, Narciso Oliveira.

Uma das medidas tomadas foi a transmissão em direto, pela primeira vez, do evento, e a gravação de todas as sessões do programa científico, com possibilidade de visualização diferida por todos os inscritos no congresso, adiantou o presidente. As medidas vigentes de proteção, higiene e distanciamento social também serão mantidas pela organização.

Este ano, o congresso irá permitir inscrições não presenciais. Estará disponível um micro site interativo, com várias funcionalidades para que os participantes possam interagir como se estivessem presencialmente no evento, que estará dividido em cinco áreas: Sessões, Pessoal, Exposição, Trabalhos, Coffe Break e Networking.

Para a SPMI, a experiência dos internistas na COVID-19 e a sua partilha são fundamentais na preparação dos desafios futuros para os doentes e as equipas médicas. “A pandemia COVID-19 trouxe à luz o que há muito sabemos: os internistas são essenciais. Na preparação da resposta hospitalar, nos serviços de urgência, no tratamento dos doentes com infeção SARS-CoV-2, em todo o seu espectro de gravidade e co-morbilidades, adaptando-se a novas realidades para continuarem a tratar os outros doentes, o seu papel tem sido determinante”, acrescentou Narciso Oliveira.

Além de mesas específicas, este congresso vai contemplar também um período especial de submissão de trabalhos sobre a COVID-19 e suas incidências em Medicina Interna. Estes devem ser submetidos entre 15 de junho a 5 de julho.