Congresso de cardiologia realiza-se em abril

A edição deste ano do Congresso Português de Cardiologia (CPC 2020) conta com novas iniciativas sob o mote “Agir, Partilhar, Evoluir”. Vai decorrer entre os dias 25 a 27 de abril, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

Ao longo do congresso vão ser tratados temas como ‘Tecnologia ao serviço da Cardiologia: o futuro próximo’, ‘Cronoterapia - a peça que faltava no tratamento da Hipertensão no século XXI’, ‘Congenital heart team: fronteiras na abordagem de doentes com cardiopatia congénita’, ‘Estratégias anti-trombóticas em populações especiais’, ‘Cutting the edge - Medicina de Precisão nas Miocardiopatias’, ‘Gestão multidisciplinar e integrada da Insuficiência Cardíaca’, entre muitos outros.

O CPC 2020 vai ainda introduzir duas novas atividades, sendo a primeira o ‘Virtual Patient Challenge’, uma competição de casos clínicos interativos baseados na plataforma ‘Body Interact’. O desafio tem um sistema de pontuação padronizado para a resolução de casos clínicos cardiológicos complexos, por equipas, e irá distinguir os vencedores com a atribuição de uma inscrição no próximo congresso da European Society of Cardiology.

A segunda iniciativa é a realização de sessões de realidade aumentada, com base na plataforma de simulação ‘Vimedix’. Esta plataforma combina simuladores de ecocardiografia com tecnologia de óculos 3D e modulação de realidade virtual, o que permite a observação da estrutura e função cardíaca sem planos padronizados e assunções geométricas.

O programa do evento está disponível online, assim como o formulário para a inscrição.