Codificação de Artigos para a Gestão de Stocks na Operação e Manutenção de um Hospital

Objetivo

No que diz respeito à manutenção hospitalar, a eficiência deste serviço depende muito da disponibilidade em tempo útil de peças de reserva, dos materiais de consumo e das ferramentas. É uma das dimensões a ter em conta pelo gestor dum projeto da manutenção hospitalar que se pretende eficiente.

O Meta-Objetivo para a gestão das peças de reserva dos materiais de consumo e das ferramentas, é a codificação. Como estes artigos são geridos numa ótica fundamentalmente logística, a sua codificação simples e funcional é um dos alicerces da gestão eficiente da manutenção.

A partir da codificação adequada, devem implementar-se os projetos de gestão deste tipo de ativos, uns muito manuais outros mais informatizados, desde a definição do tipo de artigo absolutamente necessário gerir e portanto codificar, até ao controlo da sua aplicação na linha da frente.

As ferramentas informáticas são naturalmente fundamentais nos dias de hoje, e devem ser o mais completas possíveis, para melhor servir os objetivos da eficiência. No entanto, ainda continuam a ser implementadas ferramentas informáticas somente com os módulos mais básicos de gestão de stocks, e descurando outros módulos complementares de auxílio à decisão pela gestão, amputando parte do objetivo inicial de eficiência e operação ao mais baixo custo da função manutenção. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº96 nov/dez 2019

João Vilela, responsável técnico do LabENS - Laboratório de Ensaios da ATM