Extração de tumor sem remoção do pulmão

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho efetuou uma “sleeve” lobectomia com reimplantação brônquica por Cirurgia Toracoscópica Uniportal. A intervenção foi feita num doente com neoplasia pulmonar central que já tinha sido sujeito a dois ciclos de quimioterapia. Com esta intervenção, foi possível extrair tumores dos brônquios sem remover o pulmão. Também foi possível evitar a reimplantação por via aberta, o que implicaria uma incisão da coluna ao esterno.

Neste caso, a incisão foi de apenas 4 cm. A reimplantação brônquica é o processo de retirar o fragmento do brônquio onde está incluído o tumor, seguido de sutura manual, de modo a que o brônquio permaneça ligado à árvore brônquica, segundo explicou o cirurgião responsável pelo procedimento, José Miranda, à agência Lusa. O responsável salientou ainda que a pneumectomia, ou seja, a retirada do pulmão, tem uma taxa de mortalidade operatória de 10 a 15 por cento. para o cirurgião, “não faz qualquer sentido o paciente correr um risco tão elevado numa cirurgia que é de rotina e não de urgência”.