CHUSJ vai realizar mastectomias e reconstruções mamárias robóticas

• 14 novembro 2023, terça-feira

Fotografia: Centro Hospitalar Universitário São João

O Centro de Mama e o Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva organizaram a sessão de preparação para o início da realização de mastectomias e reconstruções mamárias robóticas no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).

Esta ação foi realizada no contexto do curso de formação contínua sobre cirurgia oncoplástica mamária organizado pelo Centro de Mama e pelo Serviço de Cirurgia Plástica, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A mastectomia robótica atualmente está indicada para mastectomia profilática bilateral em casos clínicos selecionados.

De acordo com o CHUSJ, esta sessão inicial consistiu na realização e observação de uma cirurgia “ao vivo”.

“Foi realizada no CHUSJ uma mastectomia poupadora de pele e de mamilo bilateral, com reconstrução mamária imediata, realizada por um dos ainda poucos cirurgiões europeus com experiência na técnica, Benjamin Sarfati, cirurgião plástico francês (Institut Gustave Roussy, Paris), especializado em oncologia mamária”, acrescentou o centro hospitalar.

O procedimento consistiu na remoção da totalidade da glândula mamária, mas com conservação da pele que recobre a mama e do mamilo original. Esta operação já é realizada com frequência de forma convencional no CHUSJ.

“Sendo feita com o robot cirúrgico através de uma cicatriz mais pequena e mais escondida, permite que a remoção da glândula mamária se faça de forma mais perfeita e com melhor controle do plano de disseção, um aspeto relevante quando se aplica ao tratamento de tumores malignos ou à redução do risco de eles aparecerem”, lê-se no comunicado divulgado pelo CHUSJ.

As cicatrizes não são feitas na mama, ficam na parede torácica lateral reduzindo os estigmas de cirurgia na mama. “Desta forma, obtém-se um excelente resultado estético e com preservação da sensibilidade”, acrescentou.

Na mesma operação realizou-se a reconstrução mamária bilateral imediata, com a colocação de uma prótese.

Paralelamente, os cirurgiões do Centro de Mama e do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva continuarão a desenvolver o seu treino na técnica, de forma a iniciarem a sua aplicação por rotina no segundo trimestre de 2024.