CHULN usa técnica inovadora nas cirurgias da obesidade

• 14 setembro 2021, terça-feira

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) operou, na última semana, quatro doentes com recurso à cirurgia endoluminal, uma técnica inovadora utilizada pelos serviços de Cirurgia e Gastrenterologia para tratamento da obesidade.

O CHULN revelou, em comunicado, que conta operar pelo menos 40 doentes até dezembro de 2021 com esta nova cirurgia, uma solução ainda pouco utilizada em Portugal, sem internamento e com pós-operatório mais confortável.

A cirurgia endoluminal utiliza os orifícios naturais do corpo humano para a sua atuação (a boca, por exemplo), com recurso a endoscópio. No caso do sleeve gástrico, em vez de cortar parte do estômago, esta técnica recorre apenas a agrafos, o que preserva o órgão e permite novas intervenções, se necessário.

De acordo com o CHULN, com a utilização desta técnica, as hospitalizações não superam as 24 horas, o que permite também libertar camas para outros utentes que necessitem de internamento. Tem ainda como vantagem a redução das dores no pós-operatório e um regresso mais rápido à atividade profissional e à vida normal. Existe também a possibilidade de repetir a técnica após a primeira cirurgia endoluminal, evitando a cirurgia bariátrica, se o resultado obtido não estiver dentro dos parâmetros definidos.

“Vamos poder inserir no Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade os doentes já intervencionados e com reganho de peso pós cirurgia”, disse o diretor do Departamento de Cirurgia do CHULN, João Coutinho.

Segundo o responsável, esta técnica “será muito importante também no tratamento das doenças benignas esófago-gástricas, nas fístulas pós cirurgias esófago-gástricas e na resseção de tumores malignos de estádio I/II do esófago e do estômago, assim com nos tumores malignos de estádio I/II do reto”, acrescentando que em alguns Centros de Referência Internacionais, a técnica começa também a ser usada em patologia pancreática.